top of page
casa prana

Nosso primeiro projeto arquitetônico de uma casa nasceu com um propósito especial: criar um refúgio onde a energia flui em harmonia com a natureza. O nome Prana — que em sânscrito significa a energia vital — reflete não só o estilo de vida da nossa cliente, praticante e professora de yoga, mas também o novo ciclo da família, agora em seu templo particular no interior de Goiás.

O ponto de partida foi uma árvore imponente que já estava no terreno há muitos anos. Todos os ambientes foram desenhados para manter uma conexão visual com ela, como se a casa respirasse junto com a paisagem.

Na fachada, nossa principal preocupação era o vento predominante, com isso desenhamos janelas menores e mais estruturadas, e deixamos as esquadrias maiores para o pátio, que fica propositalmente protegido das ventanias.

Materiais naturais, como madeira e barro, se destacam, criando uma relação direta com o entorno. E, para celebrar as raízes brasileiras, os cobogós entram em cena — uma homenagem à Brasília, que influenciou o surgimento da cidade do projeto -, trazendo um pouco de privacidade sem perder a permeabilidade visual.

A casa foi cuidadosamente setorizada em área de serviço, social, íntima e mirante. Um pátio interno conecta todos os cômodos, garantindo privacidade e maior segurança de segurança. Por ali, o filho do casal pode brincar livremente na área de lazer enquanto o olhar dos pais acompanha ele pela casa toda.

Outro grande destaque é o mirante, um convite diário para contemplar a beleza da paisagem e o pôr do sol.

Local: Goiás, Brasil

Imagens: Oliver Uszkurat @learnupstairs

bottom of page